DOSES DE POTÁSSIO NAS RESPOSTAS MORFOFISIOLÓGICAS DE ALFACE
Palavras-chave:
Lactuca sativa L. Adubação. Assimilação. Área foliar. Estresse térmico.Resumo
A alface tem se destacado como importante hortaliça na alimentação humana, por apresentar sabor agradável e importantes características nutricionais, sendo o potássio um dos principais nutrientes desta cultura. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a influência de doses de potássio nas respostas morfofisiológicas de alface no sul do Estado do Tocantins. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 6, com três repetições. Foram avaliadas quatro doses de K2O (0; 100; 200 e 300 kg ha-1) e seis épocas de avaliação (15; 22; 29; 36; 43 e 50 dias após emergência - DAE). Foram determinados a área foliar específica, taxas de assimilação líquida, crescimento relativo e absoluto, e razão de massa foliar, caulinar e radicular. Durante o período de execução do experimento, ocorreram altas temperaturas, que ocasionaram uma desordem fisiológica conhecida como tipburn, a qual compromete a absorção de cálcio pela planta. Os tratamentos com doses de potássio não influenciaram nas respostas morfofisiológicas das plantas de alface, como também, não houve diferenças significativas entre as doses para as razões de massa radicular, caulinar e foliar. A partição de assimilados na planta foi influenciada pelo manejo da cultura, com variação significativa entre as épocas de avaliação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).