ABSORÇÃO DE NUTRIENTES E SÓDIO PELO CAUPI EM SOLOS SALINO-SÓDICOS CORRIGIDOS COM GESSO
Resumo
- Esse trabalho teve por objetivo testar o pó de coco como um dos componentes do substrato recomendado na produção de mudas de pimentão (Capsicum annuum L.) e que a inoculação com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) torna a planta mais eficiente na absorção de nutrientes, especialmente o fósforo. Utilizou-se um Argissolo Vermelho Amarelo, os substratos pó de coco seco e pó de coco verde. As plantas foram inoculadas por FMA (Glomus clarum, Glomus intraradices e Gigaspora margarita). O experimento foi conduzido por 45 dias, as plantas foram supridas semanalmente com solução nutritiva isenta de P e ao final coletadas e submetidas à análises de: massa seca da parte aérea, número de folhas, altura da planta, diâmetro do caule, teores de macro nutrientes e micronutrientes da parte aérea. O delineamento foi o de blocos casualizados com dezoito tratamentos e quatro repetições. Os resultados demonstraram que 10% de pó de coco seco foi a concentração em que as mudas apresentaram melhores resultados em massa seca da parte aérea, altura, número de folhas e diâmetro do caule. Os maiores teores de macronutrientes na parte aérea das plantas foram encontrados nos tratamentos que não eram misturas de substratos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).