CRESCIMENTO E ACÚMULO DE MACRONUTRIENTES EM MELANCIA ‘QUETZALE’ CULTIVADA SOB DIFERENTES NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO
Palavras-chave:
Citrullus lanatus L. Qualidade da água de irrigação. Massa seca. Marcha de absorção de nutrientes.Resumo
Com o objetivo de avaliar o crescimento e o acúmulo de macronutrientes em melancia ‘Quetzale’ cultivada sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação desenvolveu-se, no período de novembro/2007 a janeiro/2008, um experimento na Fazenda Experimental “Rafael Fernandes”, da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Mossoró-RN. O experimento foi delineado em blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram dispostos em parcelas subdivididas, sendo as parcelas representadas pelos níveis de salinidade da água de irrigação: 0,60; 1,69; 2,36; 3,46 e 3,98 dS m-1; e as subparcelas constituídas pelas épocas de amostragem das plantas: 12, 22, 32, 42 e 52 dias após o transplantio, DAT. Na obtenção dos níveis de salinidade foram misturadas águas naturais e/ou salinizadas de modo a se obter composição aproximada às águas naturais existentes na região. O crescimento das plantas, expresso pelo acúmulo de matéria seca total, e o acúmulo de macronutrientes pela melancieira, ao longo da idade das plantas, diminuiu com o aumento da salinidade das águas. Os maiores incrementos de massa seca e de macronutrientes aconteceram após a frutificação, que ocorreu a partir dos 42 DAT. O período de maior demanda para fósforo, potássio e cálcio foi de 42 a 52 DAT, e para nitrogênio e magnésio foi de 32 a 42 DAT. A ordem decrescente dos nutrientes extraídos foi: K>N>Ca>Mg>P.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).