DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO DE MILHO EM SOLO DEGRADADO BIOFERTILIZADO COM FOSFATO NATURAL, ENXOFRE E Acidithiobacillus.
Palavras-chave:
Solubilização de fósforo, fosfato natural, fertilizantes, inoculaçãoResumo
Foi realizado um experimento em casa de vegetação com cultivo de milho para avaliar a atuação de Acithiobacillus inoculado em biofertilizante, contendo fosfato natural e enxofre. O biofertilizante foi utilizado como adubação fosfatada em um argissolo vermelho amarelo degradado. As plantas foram adubadas com quatro dosagens do biofertilizante e conduzidas durante 50 dias em dois cultivos sucessivos. Foi avaliado a fertilidade do solo, após o cultivo, como também a nutrição e desenvolvimento das plantas. O aumento na concentração de fósforo solúvel no solo proporcionado pela adubação com o biofertilizante ocorreu no segundo cultivo. A aplicação do biofertilizante não promoveu acidificação do solo, contudo aumentou a concentração de enxofre no solo. A taxa de aplicação do biofertilizante para fornecimento de 160 kg de P ha-1 mostrou-se como de melhor desempenho no fornecimento de fósforo e desenvolvimento da planta.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).