USO DE ÁGUAS SALOBRAS NA PRODUÇÃO DE RÚCULA CULTIVADA EM SUBSTRATO DE FIBRA DE COCO
Palavras-chave:
Eruca sativa. Salinidade. Condutividade elétrica. Irrigação.Resumo
As águas salobras podem ser utilizadas na produção agrícola rentável, dependendo da adoção de práticas culturais adequadas, bem como da tolerância da cultura à salinidade. Os sistemas hidropônicos podem viabilizar a utilização de água salobra na produção de hortaliças, pois o estado de saturação a que as plantas estão submetidas possibilita o aumento da tolerância das culturas à salinidade. Este trabalho avaliou o efeito da salinidade da solução nutritiva para rúcula (Eruca sativa L.), cv. “Cultivada”, cultivada em substrato de fibra de coco sob condições protegidas. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados, com quatro tipos de águas, adicionadas de NaCl, sendo uma testemunha (S1 = 2,0; S2 = 3,5; S3 = 4,5 e S4 = 5,5 dS m-1), aplicadas em quatro épocas de desenvolvimento (primeira, segunda, terceira e quarta semana após o transplantio), com quatro repetições. As características avaliadas foram: diâmetro da copa, peso fresco e seco da parte aérea. Os resultados obtidos evidenciam que o aumento nos níveis de salinidade proporcionou redução na matéria fresca, sendo a primeira e segunda semana de cultivo as épocas mais sensíveis para aplicação de águas salinas, com redução de 9,7% na produção de matéria fresca da parte aérea.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).