DESENVOLVIMENTO INICIAL DE GRAMÍNEAS SUBMETIDAS AO ESTRESSE HÍDRICO
Palavras-chave:
Alagamento, Déficit hídrico, Pennisetum americanum, Sorghum bicolor, Zea maysResumo
Objetivou-se por este trabalho, avaliar o efeito da disponibilidade hídrica no desenvolvimento inicial de plantas de milho, sorgo e milheto. O experimento foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis, no período de maio a junho de 2010. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x3, com três disponibilidades hídricas (30, 60% da capacidade de campo e alagado), três gramíneas (milho, sorgo e milheto) e três repetições. A umidade do solo foi mantida por meio de manutenção de peso das parcelas experimentais. As variáveis avaliadas foram: altura de plantas, massa seca da parte aérea, número de folhas e leitura SPAD. O milho, sorgo e milheto apresentam maior desenvolvimento inicial na disponibilidade hídrica de 60% da capacidade de campo, sendo essa a condição que proporciona maior leitura SPAD. O sorgo apresenta tolerância ao alagamento e ao déficit hídrico, ao contrário do milho que é sensível a essas duas condições e do milheto que é tolerante apenas ao déficit hídrico.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).