INFESTAÇÃO DE DIATRAEA spp. EM DIFERENTES VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR EM UNIÃO - PI
Palavras-chave:
Taxa de infestação. Broca da cana-de-açúcar. ResistênciaResumo
A broca da cana-de-açúcar, Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794), (Lepidoptera: Crambidae), é a principal praga da cana-de-açúcar no Brasil. O objetivo deste trabalho foi avaliar a intensidade de infestação (II) em cinco variedades de cana-de-açúcar cultivadas comercialmente. O experimento foi conduzido na usina da Companhia Vale do Parnaíba (COMVAP), pertencente ao Grupo Olho D’água, localizado no município de União - PI (latitude 04° 51’ 08’’ S; longitude 42° 52’ 59’’ W). Foi utilizado o método de Gallo em que intensidade de infestação é calculada por: II = 100 x N° de internódios broqueados/ N° total de internódios. A intensidade de infestação de todos os genótipos foi considerada muito baixa. As variedades SP73-2577, SP83-2847, SP81-3250, SP79-1011 e RB92-579 não apresentaram, utilizando o teste não paramétrico de Kruskal – Wallis, diferenças estatísticas significativas entre si. Quanto à intensidade de infestação, todas apresentaram comportamento semelhante e podem ser recomendadas respeitando outras características desejadas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).