ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA SOB DIFERENTES REGIMES DE PRECIPITAÇÕES EM PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Evapotranspiração, déficit hídrico e irrigaçãoResumo
Diante da necessidade da conservação dos recursos hídricos, faz-se necessário o melhor manejo da irrigação. Com este estudo objetivou-se analisar a demanda hídrica de Pernambuco, representada pela evapotranspiração de referência (ET0), em três cenários de chuvas: anos chuvoso, regular e seco. Os valores de ET0 foram estimados pelo método de Thornthwaite e Mather (1955) a partir dos dados originados de registros de 45 estações climatológicas da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) Em geral, os resultados de ET0 foram variáveis nas três mesorregiões, chegando a apresentar valores médios de 915 até 1.549 mm dia-1. O Estado de Pernambuco apresenta um déficit hídrico anual em aproximadamente 70% de sua área total em três cenários de precipitação. Os meses que apresentaram as maiores e menores demandas hídricas no Estado foram janeiro e julho, respectivamente. O conhecimento da distribuição espaço-temporal da ET0 sobre as mesorregiões pernambucanas trará benefícios aos produtores que poderão realizar o manejo hídrico mais adequado para as culturas agrícolas locais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).