CACTÁCEAS NATIVAS ASSOCIADAS A FENOS DE FLOR DE SEDA E SABIÁ NA ALIMENTAÇÃO DE CABRAS LEITEIRAS
Palavras-chave:
Forragem. Mandacaru. Produção de leite. Semiárido. Xiquexique.Resumo
Objetivou-se avaliar a utilização das cactáceas nativas mandacaru (Cereus Jamacaru DC.) e xiquexique [Pilosocereus gounellei (A. Weber ex K. Schum.) Bly ex Rowl.] associadas aos fenos de flor de seda (Calotropis procera (Ait.) R.Br.) e sabiá (Mimosa caesalpinifolia Benth.) sobre o consumo de nutrientes, produção e características químicas do leite de cabras da raça Saanen. Oito cabras primíparas, com média de peso inicial de 43,40 kg, foram distribuídas em dois quadrados latino (4x4), cujos tratamentos experimentais corresponderam com base na matéria seca a 30% de cactácea + 30% de feno + 40% de concentrado, sendo: xiquexique + feno de flor de seda; xiquexique + feno de sabiá; mandacaru + feno de flor de seda e mandacaru + feno de sabiá. O concentrado foi constituído de 57,5% de algaroba (Prosopis juliflora (Sw) DC), 37,5% de farelo de soja, e 5% de mistura mineral. Houve diferença no consumo de matéria seca, matéria orgânica, extrato etéreo, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, carboidratos totais, carboidratos não fibrosos e nutrientes digestíveis totais em gramas por dia (g/dia) e unidade de tamanho metabólico (g/kg0,75) das dietas experimentais. Não houve diferença (P>0,05) na produção de leite (média de 1.294,39 g/dia), e na composição química do leite.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).