ESTIMATIVA DE TEMPERATURAS ABSOLUTAS USANDO DADOS CLIMÁTICOS E ORBITAIS SOBRE O TERRITÓRIO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Temperatura do ar. Regressão múltipla. Topografia.Resumo
Este trabalho objetivou determinar sobre o território brasileiro temperaturas extremas do ar: mínimas (Tn) e máximas (Tx) absolutas, utilizando-se técnicas de regressão múltipla, dados orbitais e climatológicos. Os dados de Tx e Tn foram observados entre 1961 a 1990 em 204 estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e as informações de topografia obtidas do programa Shuttle Radar Topography Mission (SRTM). Os modelos de regressão múltipla foram validados com valores observados de 30 postos meteorológicos em locais diferentes daqueles que não os geraram. As análises estatísticas foram realizadas utilizando técnicas de bootstrap. Os resultados mostraram que o modelo de regressão múltipla para Tn teve boa concordância com os dados observados (R² = 0,86) não apresentando tendências de superestimar ou subestimar Tn, enquanto para Tx os resultados não foram satisfatórios. Tn variou entre -12 a 25 °C e Tx entre 31 e 42 °C. Em uma primeira aproximação, os limites de Tn podem ser utilizados para qualificar dados coletados em estações meteorológicas. O mapa de Tn pode ser utilizado para subsidiar pesquisas em zoneamento agroclimático em regiões onde esses dados não são disponíveis.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).