CARACTERIZAÇÃO BOTÂNICA E AGRONÔMICA DE ACESSOS DE FEIJÃO-FAVA, EM MOSSORÓ, RN
Palavras-chave:
Phaseolus lunatus. Morfologia vegetal. Rendimento.Resumo
Este trabalho objetivou avaliar as características morfológicas e o desempenho agronômico de oito acessos de feijão-fava (Phaseolus lunatus L.), nas condições edafoclimáticas de Mossoró, RN. O experimento foi realizado na UFERSA/DCV, em setembro/2007 a fevereiro/2008. Os acessos BSF 01, BSF 02, BSF 04, BSF 07B, BSF 08, BSF 08A, BSF 12 e BSF 15 foram dispostos em delineamento de blocos aleatorizados, com quatro repetições. Foram avaliados os caracteres: hábito de crescimento, tempo médio de floração, comprimento e largura da vagem, número de vagens por planta, número de sementes por vagem, peso de 100 sementes e produtividade de sementes. Todos os acessos de feijão-fava apresentaram hábito de crescimento indeterminado, exceto para os acessos BSF 07B e BSF 12 que apresentaram crescimento determinado. Para a região de Mossoró, RN, pode ser indicado como opção ao produtor, o acesso BSF 01, por possuir, maior número de vagens por planta e maior produtividade média. Os acessos BSF 04, BSF 07B e BSF 08 poderão também atender a esse propósito, isso porque apresentaram número de vagens/planta, produtividades e características de vagens satisfatórias.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).