DIAGNÓSTICO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CORREGO JATAÍ
Palavras-chave:
Bacias hidrográficas. CBERS 2. APPs. SIG. Uso e ocupação do solo.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo elaborar o mapa de uso e ocupação do solo para a microbacia do Córrego Jataí localizada no município de Uberaba (MG), com base nas imagens digitais do satélite CBERS 2. Para o desenvolvimento desse trabalho foram mapeadas as áreas de preservação permanente com a utilização de um classificador digital supervisionado e identificadas as ocorrências de conflito de uso, tendo como referência legal o Código Florestal Brasileiro (Lei nº. 4771/1965) e a resolução nº. 303/02, do CONAMA. Este artigo analisa por meio de parâmetros quantitativos e com a utilização de Sistemas de Informações Geográficas a manutenção de áreas de preservação permanente, conforme larguras recomendadas pela legislação, ao longo dos corpos d’água. Os resultados mostraram um déficit de áreas preservadas às margens dos rios de 190 ha que não estão em conformidade com a legislação. A pastagem ocupa indevidamente 3,97% da área da bacia nas áreas de preservação permanente às margens dos rios, enquanto que a agricultura ocupa 0,20%.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).