CONSUMO DE ÁGUA E DESEMPENHO PRODUTIVO DE CAPRINOS RECEBENDO RAÇÕES CONTENDO DIFERENTES TEORES DE CAROÇO DE ALGODÃO EM SUBSTITUIÇÃO A SILAGEM DE MANIÇOBA
Palavras-chave:
confinamento de caprinos, Gossypium hirsutum, silagem de maniçobaResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho produtivo de caprinos confinados, alimentados com rações a base de silagem de maniçoba (Manihot glaziovii) com teores crescentes de caroço de algodão. Os teores de caroço de algodão avaliados foram: 10,0%; 20,0%; 30,0% e 40,0% da matéria seca. Foram utilizados 24 cabritos machos, não-castrados, sem padrão racial definido, com peso corporal médio inicial de 9,4±2,0 kg com aproximadamente 60 dias de idade. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro doses de caroço de algodão e seis repetições. O aumento nos teores de caroço de algodão proporcionou maiores ganho médio diário e ganho de peso total dos animais. Entretanto, o peso corporal final e o volume de água ingerido, não foram afetados pelos teores de caroço de algodão nas rações. Além disso, a ingestão de água oriunda da ração correspondeu a maior parte do consumo total de água diário dos animais. Em até 40% na matéria seca de rações a base de silagem de maniçoba, caprinos em confinamento apresentam maior ganho médio diário e ganho de peso total, sem afetar a ingestão de água.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).