ANÁLISE DE INVESTIMENTO NA CARCINICULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Avaliação financeira. Projeto. Camarão. Análise de risco.Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar o investimento de capital na produção de camarão, numa propriedade típica da região Oeste do estado do Rio Grande do Norte, utilizando os seguintes critérios de seleção de projeto: Valor presente líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), payback e Relação Benéfico/Custo (B/C). De modo complementar foi aferida a probabilidade de variação do Valor Presente Líquido e da Taxa Interna de Retorno, através da análise de risco. Na análise de risco as variáveis de entrada (inputs) consideradas foram: preço pago ao produtor por kg de camarão e preço do kg da ração HD-35%, que corresponde a 36,42% do valor total do custeio, por ciclo de produção. As variáveis de estudo ou (outputs) foram Valor Presente Líquido, a 12% e 6%, e a Taxa Interna de Retorno. Os resultados da análise de investimento, sem considerar risco de preço, foram: R$ 214.943,93 de VPL a 12%; 300.819,13 de VPL a 6%; 60% de TIR; 2 anos de payback e 1,4 de relação B/C. Estes resultados indicam que a carcinicultura representa, para o setor rural do Rio Grande do Norte, uma importante alternativa de investimento, pois, mesmo considerando risco de preço, o valor médio da TIR foi de 35,21%, ou seja, qualquer outro investimento só seria desejável, em comparação com o investimento na produção de camarão, se apresentasse taxa de retorno superior a 35,21%.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).