CRESCIMENTO DE DUAS ESPÉCIES MEDICINAIS ARBÓREAS DO CERRADO EM CONSÓRCIO COM MANDIOCA
Palavras-chave:
Anadenanthera macrocarpa. Hymenaea stigonocarpa. Manihot esculenta. Associação de espécies. Cerrado.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o crescimento do angico-vermelho (Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan.) e jatobá (Hymenaea stigonocarpa Mart. ex Hayne) em consórcio com mandioca (Manihot esculenta Cranz.). O delineamento experimental foi em blocos casualizados em parcelas sub-divididas e quatro repetições. Os tratamentos testados nas parcelas foram cultivo com mandioca (Manihot esculenta) e nas sub-parcelas fertilização com 200 g de superfosfato simples. Foram avaliados a porcentagem de sobrevivência, a altura, o diâmetro do caule das espécies arbóreas e a biomassa da mandioca. A taxa média de sobrevivência para H. stigonocarpa e A. macrocarpa foi 95% e 99% respectivamente. O maior crescimento em diâmetro e altura foi observado em A. macrocarpa. A produtividade de mandioca não foi afetada pelas plantas arbóreas sendo, portanto a mandioca pode ser consorciada com essas espécies arbóreas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).