EMERGÊNCIA DE SEMENTES DE TIMBÓ EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE LUZ
Palavras-chave:
Magonia pubescens. Fotoperíodo. Germinação. Planta medicinal. CerradoResumo
O timbó (Magonia pubescens St. Hil.), árvore típica do cerrado, apresenta uso medicinal, madeireiro, artesanal, ornamental e larvicida. O objetivo do presente trabalho foi verificar emergência de plântulas de M. pubescens sob diferentes condições de luz. O experimento foi conduzido em câmaras B.O.D. na temperatura de 30 ºC, em substrato areia, no delineamento experimental inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 4 repetições de 50 sementes. Os tratamentos utilizados foram: 1) fotoperíodo de 24 horas; 2) ausência de luz, 3) fotoperíodo de 12 horas; 4) fotoperíodo de 8 horas e 5) fotoperíodo de 16 horas. A menor porcentagem e velocidade de emergência (45% e 14 dias) ocorreu na condição de 12 h de luz e 12 h de escuro, e nos demais tratamentos a emergência foi elevada (90 a 97,5%) e a velocidade de emergência também (7,4 a 10,5 dias). As sementes de M. pubescens são fotoblásticas neutras em condição de laboratório na temperatura de 30 ºC e a emergência ocorre entre quatro e nove dias.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).