EFEITO ALELOPÁTICO E MOLUSCICIDA DE AMORA (Morus rubra L.)
Palavras-chave:
Achatina fulica. Morus rubra. Alelopatia.Resumo
Metabótitos secundários produzidos em algumas plantas podem provocar alterações no desenvolvimento de outras plantas ou até mesmo de outros organismos. O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis efeitos alelopáticos e controle biológico de Achatina fulica Bowdich com extratos aquosos de folhas de Morus rubra L. Para a obtenção do extrato aquoso foram utilizadas folhas previamente secas na concentração de 1g 10 mL-1. Foram testadas cinco concentrações do extrato aquoso (10; 30; 50; 70 e 100%) e comparadas com controle (0,0%), água destilada. Os extratos aquosos de M. rubra evidenciaram potencialidades alelopáticas sobre a germinação das sementes e no crescimento da parte aérea e do sistema radicular das espécies testadas, sendo que a redução na germinação e no crescimento inicial aumentou com o aumento das concentrações dos extratos aquosos utilizados e, no controle biológico, apenas na massa final de A. fulica. Os resultados indicaram a existência de efeito alelopático, mas não de moluscicida de M. rubra.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).