AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA EM POPULAÇÃO F3 ORIUNDA DO CRUZAMENTO CNC-0434 X IPA-206 DE FEIJÃO-CAUPI AO MOSAICO SEVERO
Palavras-chave:
Cowpea severe mosaic virus. Resistência genética. Comovirus.Resumo
No nordeste brasileiro, os mosaicos provocados por vírus, despontam como as doenças mais importantes para a cultura do feijão-caupi, constituindo-se em fator limitante da produção. A resistência genética tem sido considerada como melhor alternativa de controle do Cowpea severe mosaic virus (CPSMV). Desta forma, objetivou-se avaliar o comportamento de uma população F3 desenvolvida para resistência, frente a diferentes isolados de CPSMV, coletados em diferentes áreas de cultivo. Foram coletados nos Estados de Pernambuco e Paraíba, amostras foliares de feijão-caupi apresentando sintomas típicos de mosaico. Realizaram-se inoculações em cultivares suscetíveis de feijão-caupi mantidas em casa de vegetação. Os isolados também foram diagnosticados através de reações de RT-PCR utilizando “primers”específicos. Das 185 plantas F3 inoculadas, 183 plantas apresentaram resistência aos diferentes isolados de CPSMV.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).