ESTOQUES DE CARBONO E PROPRIEDADES FÍSICAS DE SOLOS SUBMETIDOS A DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO
Palavras-chave:
Sistema Semeadura Direta. Preparo do solo. Pastagem. Matéria orgânica do solo.Resumo
A atividade agropecuária altera as propriedades físicas do solo, tornando-as desfavoráveis ao desenvolvimento vegetal. Objetivou-se com esse trabalho avaliar as propriedades físicas do solo e a relação dessas com o teor de matéria orgânica, além de quantificar o estoque de carbono total, nas camadas de 0 a 10 e 10 a 20 cm de profundidade, em áreas sob diferentes tipos de manejo, e comparar com solo de mata nativa. O trabalho foi realizado na Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente (SP). O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente ao acaso, com cinco repetições e esquema fatorial 4x2, sendo quatro sistemas de manejo do solo (sistema semeadura direta, preparo convencional, pastagem e mata nativa) e duas profundidades de amostragem (0-10 e 10-20 cm), entre os meses de maio e dezembro de 2009. Foram avaliados os parâmetros densidade do solo, porosidade total, teor de matéria e estoque de carbono total no solo. A intervenção humana através de práticas agropecuárias reduz o estoque de carbono no solo a patamares muito inferiores ao encontrado em condições de mata nativa, além de proporcionar condições físicas do solo inferiores ao solo mantido sob mata nativa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).