COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA
Palavras-chave:
Dimorphandra spp. Faveiro. Neighbor Joining. Tamanho efetivo.Resumo
O presente estudo foi realizado com o objetivo de coletar, caracterizar e estimar a divergência fenotípica de frutos de fava-d’anta (Dimorphandra spp.) de diferentes localidades do Brasil. Espécies de Dimorphandra são fontes de rutina, quercetina e ramnose para a indústria farmacoquímica. Frutos no estádio maduro foram coletados de 21 localidades, totalizando 84 árvores nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Tocantins. Os frutos foram caracterizados com base nos seguintes descritores: massa fresca do fruto e da semente; comprimento e diâmetro do fruto; comprimento, diâmetro e espessura da semente; cor da semente; número de sementes viáveis e inviáveis por fruto; e teor de boro no mesocarpo e endocarpo. Os dados foram analisados utilizando-se uma matriz de distância Euclidiana Média Padronizada e o agrupamento definido por meio do algoritmo de Neighbor Joining. Detectou-se variabilidade fenotípica entre as plantas coletadas nas diferentes áreas amostradas. A formação dos grupos foi concordante tanto com a região de coleta quanto com cada espécie estudada, e D. wilsonii Rizz. foi a mais divergente dentre as espécies trabalhadas (D. wilsonii, D. gardneriana e Dimorphandra sp.). Contudo, para a conservação do germoplasma, são necessárias mais coletas nas respectivas áreas para aumentar o número efetivo populacional e garantir, com maior precisão, a ocorrência mínima de erosão genética.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).