INFLUÊNCIA DA COBERTURA DO SOLO NAS PERDAS DE ÁGUA E DESAGREGAÇÃO DO SOLO EM ENTRESSULCOS
Palavras-chave:
erosão hídrica, chuva simulada, infiltração, cana-de-açúcarResumo
O processo de erosão hídrica do solo envolve a desagregação de partículas do solo pelo impacto das gotas de chuva, o transporte e consequentemente sua deposição, pelo escoamento superficial da água sobre o solo. Este escoamento ocorre na forma de fluxo laminar raso o que caracteriza a erosão em entressulcos. O trabalho avaliou a eficiência das diferentes formas de cobertura de solo proporcionadas pela cana-de-açúcar no controle das perdas de água e das taxas de desagregação do solo. Os tratamentos avaliados foram: solo descoberto, resíduo sob superfície; dossel da cana-de-açúcar e o efeito somado do resíduo + dossel. O regime de escoamento encontrado, laminar lento, caracteriza a erosão em entressulcos. A cobertura vegetal promovida pela cultura da cana de açúcar promoveu redução nas taxas de desagregação do solo. O resíduo em contato direto com solo e com o escoamento foi responsável pelo incremento da rugosidade, porém, proporcionou baixas taxas de infiltração com conseqüente aumento das taxas de perda de água, por constituir-se em uma camada vegetal que dificultou a infiltração. O dossel da cana de açúcar promoveu uma maior interceptação da chuva, retardando o início do escoamento, conferindo as maiores taxas de infiltração obtidas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).