PARÂMETROS PRODUTIVOS E NUTRICIONAIS DO CAFEEIRO SUBMETIDO ADUBAÇÃO NITROGENADA NA REGIÃO DE GARANHUNS
Palavras-chave:
Coffea arábica L. Doses de nitrogênio. Faixa crítica.Resumo
Dentre os fatores que afetam a produção do cafeeiro destaca-se o nitrogênio pela elevada demanda. Objetivou-se pelo presente estudo avaliar a produtividade do cafeeiro, a faixa crítica de N foliar nas fases de granação e maturação e a exportação de N, em função das doses de nitrogênio, com a finalidade de otimizar a sua recomendação. O experimento foi realizado em Garanhuns-PE, em um cafezal irrigado. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis tratamentos (0; 100; 200; 300; 400 e 500 kg ha-1 de N) e quatro repetições. A produtividade que proporcionou a máxima eficiência econômica foi a de 54 sacas por hectare de café beneficiado para uma aplicação de 196,43 kg ha-1 de N, o que representou uma redução de 41,85% em adubação nitrogenada. A faixa crítica do nitrogênio variou da fase de granação para a de maturação, tendo os respectivos valores, 25,72 a 27,19 g kg-1 e 29,24 a 29,6 g kg-1. Para a dose de 328,62 kg ha-1 de N, constatou-se a maior exportação desse elemento pelo fruto que foi 204,31 kg ha-1 de N.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).