INOCULAÇÃO E ADUBAÇÃO MINERAL NA CULTURA DO FEIJÃO - CAUPI EM LATOSSOLOS DA AMAZÔNIA ORIENTAL
Palavras-chave:
Produtividade. Sementes. Proteína.Resumo
O feijão-caupi é uma leguminosa de grande importância para a alimentação humana, constituindo-se em uma fonte de proteína para a maioria da população urbana da região Norte do Brasil, portanto o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência de estirpes de Bradyrhizobium em associação à adubação fosfatada e potássica (PK) em feijão-caupi ao nível de campo no município de Capitão Poço - PA. Dois experimentos foram implantados em delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições, constando de cinco tratamentos, sendo duas estirpes de Bradyrhizobium - BR 3262 e BR 3267, um tratamento apenas com PK, outro com NPK na formulação (10-28-20) e uma testemunha. Avaliaram-se a produtividade de grãos, a quantidade de vagens e o peso de 100 sementes. A adubação com fósforo e potássio representou um aumento significativo na produtividade de feijão-caupi, entretanto a inoculação com ambas as estirpes não incrementaram a produção.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).