PRODUÇÃO E QUALIDADE DE MELÃO RENDILHADO SOB DIFERENTES SUBSTRATOS EM CULTIVO PROTEGIDO
Palavras-chave:
Cucumis melo. Cultivo protegido. Casca de amendoim. Bagaço de cana-de-açúcar. Fibra de coco.Resumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de híbridos de melão rendilhado em diferentes substratos. Para tanto, foram avaliados cinco substratos: S1 = fibra da casca de coco; S2 = areia; S3 = ½ areia e ½ bagaço de cana-de-açúcar; S4 = ½ areia e ½ casca de amendoim; e S5 = ⅓ areia, ⅓ bagaço de cana-de-açúcar e ⅓ casca de amendoim, e quatro híbridos de melão rendilhado (Bônus n° 2, Louis, Fantasy e Jab 2007#16). As plantas foram conduzidas em vasos plásticos de 13 dm3, os quais foram preenchidos com os referidos substratos, dispondo as plantas em espaçamento de 1,0 X 0,5 m. A fertirrigação foi realizada por gotejamento, utilizando-se a solução nutritiva recomendada para a cultura. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 4, com quatro repetições. As características avaliadas foram: produção por planta; diâmetro médio transversal e longitudinal do fruto; índice de formato de fruto; espessura do mesocarpo; diâmetro médio transversal e longitudinal do lóculo; índice de formato do lóculo; massa média do fruto; sólidos solúveis; pH; acidez titulável; vitamina C; firmeza do fruto; rendilhamento da casca; e índice de maturação. A melhor opção de substrato, para cultivo de melão rendilhado é a combinação de areia e casca de amendoim em partes iguais, sendo o híbrido Fantasy é o mais recomendado para ser cultivado nestes substratos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).