ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA TRÊS LOCALIDADES DO ESTADO DA BAHIA
Palavras-chave:
Variáveis climáticas. Penman-Montheith. Manejo de irrigaçãoResumo
O correto manejo de um sistema de irrigação depende de estimativas confiáveis da evapotranspiração de referência (ETo). Neste trabalho objetivou-se avaliar o desempenho de equações empíricas utilizadas na estimativa da ETo para as condições climáticas dos municípios de Anagé, Piatã e Ilhéus, Estado da Bahia. Foram utilizadas variáveis climáticas referentes aos anos de 2006 e 2007 obtidas através da plataforma automática de coleta de dados da Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no qual se obteve a média das variáveis para os dois anos. Para comparar os valores de ETo estimados pelos métodos de Penman Modificado FAO 24, Radiação, Blaney-Criddlle, Hargreves-Samani, Priestley-Taylor e Turc com os do método padrão Penman-Monteith (FAO-56) foram considerados os parâmetros da equação de regressão (a e b), o coeficiente de determinação (r²), coeficiente de correlação (r), estimativa do erro padrão (EEP), índice de concordância (d), índice de confiança ou desempenho (c), na escala de um, três, cinco e sete dias. Os melhores métodos para a estimativa da ETo, independente das condições climáticas das três localidades foram Blaney-Criddle, Penman Modificado - FAO 24, Radiação FAO 24, Turc, Priestley-Taylor e Hargreaves-Samani.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).