RESÍDUOS DE HERBICIDAS UTILIZADOS NA CULTURA DA SOJA SOBRE O MILHO CULTIVADO EM SUCESSÃO
Palavras-chave:
Carryover. Zea mays. Glycine max. Persistência.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de resíduos de herbicidas utilizados no manejo de plantas daninhas aplicados em pré e pós-emergência da cultura da soja, sobre o milho cultivado em sucessão. No experimento em campo foram instalados nove tratamentos (doses em kg ha-1): imazaquin (0,161), diclosulam (0,035), sulfentrazone (0,600) e flumioxazin (0,050) em aplicações realizadas em pré-emergência, e chlorimuron-ethyl (0,015), imazethapyr (0,060), imazethapyr (0,100) e fomesafen (0,250) aplicados em pós-emergência da soja, mais uma testemunha (sem herbicida). Avaliou-se a fitointoxicação, a altura de plantas, o acúmulo de massa seca da parte aérea e o rendimento de grãos. Os resultados permitiram concluir que imazethapyr (0,1 kg ha-1) e o diclosulam (0,035 kg ha-1) causaram redução no rendimento da cultura do milho cultivado em sucessão. Os resíduos remanescente no solo dos demais herbicidas não foram suficientes para causar redução no rendimento da cultivar de milho 30K75Y em condições de cerrado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).