AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE DIFERENTES ESTABELECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE-DE-SOL NO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS-BA
Palavras-chave:
Boas práticas de fabricação. Qualidade sanitária. Carne-de-solResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil higiênico-sanitário de unidades de comercialização de carne-de-sol, no município de Cruz das Almas, Bahia. Foram avaliados 12 estabelecimentos comerciais, sendo: quatro supermercados, três minimercados, dois Boxes (Mercado Municipal) e três açougues, no período de dezembro de 2009 a janeiro de 2010. A coleta de dados foi realizada através de visita observatória e aplicação de um chek list. Dos estabelecimentos visitados apenas os supermercados atendiam grande parte dos itens avaliados. Refrigeração não era utilizada em 50% dos estabelecimentos e, em 100% deles, a carne-de-sol não se encontrava embalada. Em 75% dos estabelecimentos as facas não eram de uso exclusivo e a manipulação simultânea de dinheiro e alimento foi verificada em 25% dos estabelecimentos. A utilização de aventais, toucas descartáveis e sapatos fechados e limpos só foi verificado em 25% das unidades. Lavagem inadequada das mãos e outros hábitos inadequados, tais como conversas durante a manipulação e comercialização do alimento foi verificada em todos os estabelecimentos. A comercialização da carne-de-sol no município não atende aos preceitos da legislação brasileira, de forma que compromete a qualidade do produto, devido aos riscos de contaminação microbiológica que podem gerar danos à saúde do consumidor, sendo necessário, portanto, ações que promovam a capacitação dos trabalhadores envolvidos na manipulação desse alimento, assim como uma maior intervenção de autoridades sanitárias competentes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).