BIOLOGIA E CONTROLE DE Pycnoscelus Surinamensis L. POR EXTRATOS VEGETAIS E FUNGOS ENTOMOPATÓGÊNICOS COMERCIAIS

Autores

  • Bruno Marcus Freire Vieira Lima Universida do Estado da Bahia
  • José Osmã Teles Moreira Universidade do Estado da Bahia
  • Jaqueline Cerqueira dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Jackson Bonfim Carvalho dos Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Pycnoscelus. Inseticidas Naturais. Videira. Controle biologico

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a suscetibilidade da Barata do Suriname (Pycnoscelus surinamensis) aos fungos entomopatogênicos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana, e a produtos de origem vegetal. A primeira fase da pesquisa destinada ao estudo do ciclo biológico do inseto. A segunda etapa foi através de bioensaios no laboratório utilizando-se oito produtos comerciais em diferentes doses e cada um com três repetições sendo feitas três aplicações com intervalos semanais. Foram colocadas 10 baratas em cada recipiente e essas mantidas em BOD a 25 ºC e U. R. de 70%. Os tratamentos foram: Beauveria bassiana (Bals.) Vuill (Boveril B102®); B. bassiana (Bovenat®); Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok (Metarril M102®); M. anisopliae (Metanat®), todos nas doses de 1, 2, 3 e 5 Kg ha-1; azadirachtina (Natuneem®); óleo de nim + extrato de pimenta (Nim-I-Go®); nim + timbó + citronella + fedegoso + gerânio + ácidos orgânicos (Compostonat®); rotenona (Rotenat®); todos nas concentrações de 0,5; 1,0; 2,0; 3,0 e 5,0%, e testemunha (água destilada). O Compostonat® na dose de 5% apresentou 100% de eficiência no controle na 1ª aplicação e também se destacou com a menor dose aplicada, atingindo 83,33% de eficiência na 3ª aplicação com a dose de 0,5%. Observaram-se cinco ínstares: o primeiro tem duração média de 18 dias, o segundo 22, o terceiro 36, o quarto 45 dias e o quinto de 63 dias em média. Se reproduzem entre 45 e 60 dias após adultas, média de 25 ninfas por ooteca e comprimento do adulto em média 24 mm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Marcus Freire Vieira Lima, Universida do Estado da Bahia

Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais Área Entomologia agrícola - Proteção de plantas

José Osmã Teles Moreira, Universidade do Estado da Bahia

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1977), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Atualmente é professor pleno da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas de frutiferas e olerícolas irrigadas.

Jaqueline Cerqueira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia

Jackson Bonfim Carvalho dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Atualmente é engenheiro agrônomo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: Elaboração de projetos, Agricultura Familiar, Extensão Rural, Políticas Agraria, Agrícola e de Meio Ambiente

Downloads

Publicado

14-04-2012

Edição

Seção

Agronomia