SUBDOSAGENS DE Bacillus thuringiensis EM Plutella xylostella (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE) E Trichogramma pretiosum (HYMENOPTERA: TRICHOGRAMMATIDAE)
Palavras-chave:
Controle microbiano. Entomopatógeno. Traça-das-crucíferasResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar aspectos biológicos de Plutella xylostella e de Trichogramma pretiosum em ovos de P. xylostella sob a influência de Bacillus thuringiensis em condições de laboratório. O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Biologia e Criação de Insetos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal – UNESP, utilizando-se delineamento inteiramente casualizado com 60 repetições. Para tanto, avaliou-se a biologia de P. xylostella em Brassica oleracea var. acephala (couve Manteiga) contaminada com isolados, linhagem e produto comercial a base de B. thuringiensis. A partir dos ovos obtidos da geração F2 de P. xylostella avaliaram-se os parâmetros biológicos de T. pretiosum. Observou-se que algumas características biológicas de P. xylostella apresentaram alterações mediante aos tratamentos com B. thuringiensis. A viabilidade larval e pupal, e o peso de pupas foram os parâmetros biológicos que mais sofreram influências dos tratamentos, com valores reduzidos significativamente em relação à testemunha. Já, as durações das fases de larva e de pupa, além da razão sexual, foram semelhantes em todos os tratamentos, não apresentando variações biológicas. Dessa forma, isolados desta bactéria com este comportamento podem proporcionar maior exposição das lagartas a outros inimigos naturais, bem como geração de adultos menos viáveis, o que os torna com potencial em programas de controle de pragas. Observou-se a existência de efeitos subletais na biologia de P. xylostella; e influência do B. thuringiensis na capacidade de parasitismo e de emergência de T. pretiosum.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).