INDICADORES FITOTÉCNICOS, DE PRODUÇÃO E AGROINDUSTRIAIS EM CANA DE AÇÚCAR CULTIVADA SOB DOIS REGIMES HÍDRICOS
Palavras-chave:
RB 72-454. SP 79-1011. SP 80-1842. Restrição hídricaResumo
O objetivo do presente trabalho foi verificar a influência de dois regimes hídricos de cultivo sobre os indicadores fitotécnicos, de produção e agroindustriais em três variedades de cana de açúcar. O experimento foi instalado na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, em delineamento em blocos casualizados (DBC) no esquema de parcelas subdivididas. Os tratamentos consistiram de dois regimes hídricos (irrigado e não irrigado) e três variedades de cana de açúcar (RB 72-454, SP 79-1011 e SP 80-1842), distribuídas aleatoriamente em quatro blocos. As variáveis fitotécnicas e de produção analisadas foram: altura das plantas, diâmetro do colmo e rendimento em biomassa da parte aérea e, as variáveis agroindustriais foram: teor de sólidos solúveis e fibra bruta. Os dados foram submetidos à análise de variância com aplicação do teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey. Nas condições em que o experimento foi realizado, a altura de plantas, o rendimento em biomassa da parte aérea, os teores de sólidos solúveis e fibra foram indicadores eficientes para a seleção de variedades de cana de açúcar quanto à tolerância ao déficit hídrico. Entre os indicadores estudados, apenas o diâmetro de colmos não respondeu à disponibilidade hídrica no solo. Dentre as variedades, apenas a variedade SP 79-1011 mostrou-se indiferente à disponibilidade hídrica quanto ao rendimento em biomassa da parte aérea.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).