ANATOMIA DOS ÓRGÃOS VEGETATIVOS DE Agave sisalana PERRINE ex ENGELM (AGAVACEAE)
Palavras-chave:
Sisal. Fibras. Cutícula. Xerófita. Agaveicultura.Resumo
Agave sisalana Perrine ex Engelm é uma espécie de grande importância para a economia do semiárido brasileiro por ser uma eficiente fonte para produção de fibras. Informações sobre a anatomia podem contribuir sobremaneira para a produção vegetal, entretanto, publicações sobre a estrutura anatômica dessa espécie são inexpressivas. O objetivo deste trabalho foi estudar a anatomia dos órgãos vegetativos de plantas saudáveis de Agave sisalana, e assim, contribuir para os estudos de fitopatologia e fitotecnia da espécie. Plantas adultas foram coletadas no campo experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. As amostras foram processadas através de técnicas usuais em anatomia vegetal. Testes histoquímicos com Sudan Red e Sudan Black foram realizados para evidenciar substâncias lipofílicas. Diversas características peculiares a plantas adaptadas ao ambiente xérico foram observadas. A cutícula é espessa em ambas as faces da lâmina foliar. As folhas são anfiestomáticas, apresentam estômatos tetracíticos, longas câmaras subestomáticas, mesofilo isobilateral, epiderme uniestratificada, papilas, flanges cuticulares e feixes vasculares colaterais dispostos alternadamente e acompanhados por bainha de fibras. A raiz apresenta velame, córtex com células grandes e arredondadas e três camadas de esclereídes junto à endoderme unisseriada. O rizoma é do tipo atactostelo e não apresenta endoderme.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).