OCORRÊNCIA DA MOSCA-NEGRA-DOS-CITROS (Aleurocanthus woglumi ASHBY) (HEMIPTERA: ALEYRODIDAE) EM PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Mosca negra. Praga. CitrosResumo
O presente trabalho teve por objetivo verificar a presença da mosca-negra-dos-citros no Estado de Pernambuco, bem como relatar sua distribuição no Brasil e no Mundo. O material com sintoma foi coletado na região metropolitana de Recife/PE e posteriormente levado para a identificação no Laboratório de Biologia de Insetos da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em 4 de fevereiro de 2011. As amostras coletadas de ramos de citros e pitanga com sintomas da praga foram levadas para a observação e microscópico bilocular, constatou-se a presença de ovos, ninfas, “pupas” e adultos de Aleurocanthus woglumi, confirmando sua ocorrência no Estado de Pernambuco. A presença de mosca-negra-dos-citros já havia sido detectada em cidade do estado de Pernambuco como, Timbaúba, Bom Jardim, Macaparana, Machados, Orobó, São Vicente Férrer e Itambé em plantas de citros, havia uma suspeita no Vale de Siriji-PE, agora já se encontra na região metropolitana de Recife em 2011, assim sendo pode-se confirmar que o material coletado e identificado na região metropolitana de Pernambuco é de A. woglumi.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).