DEPENDÊNCIA ESPACIAL DA DEPOSIÇÃO DE CALDA PROMOVIDA POR UMA APLICAÇÃO AÉREA NA CULTURA DA SOJA
Palavras-chave:
Tecnologia de aplicação, Geoestatistica e Agricultura de precisãoResumo
A aplicação aérea de agroquímicos é uma ferramenta valiosa na agricultura, quando baseada em critérios técnicos bem definidos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a dependência espacial do espectro de gotas e volume depositado na folha em aplicação aérea sobre a cultura da soja (Glycine max (L.) Merrill). Foi utilizado uma aeronave agrícola experimental, modelo acrobata, da marca Inglaer, equipada com oito atomizadores Micronair, modelo AU 5000, aplicando um volume de calda de 20 L ha-1. Para obtenção do espectro de gotas foram utilizados alvos constituídos por papel hidrosensível, distribuídos no terço médio e superior das plantas. A análise do espectro das gotas foi feita utilizando o programa computacional “CIR” versão 1.5 2002. Para determinação do volume depositados nas folhas do terço superior, médio e inferior das plantas de soja, foi utilizado o corante alimentício azul brilhante adicionado a calda de pulverização. Estas folhas foram lavadas e o volume determinado por espectrofotometria. A análise da dependência espacial foi avaliada utilizando o programa GS+ versão 7. Os resultados mostram que não houve dependência espacial para os atributos avaliados. Houve baixo percentual de cobertura no terço superior e médio das plantas. A análise de geoestatística pode ser utilizada para caracterizar a espacialização de atributos da cobertura de aplicação, mas deve ser utilizada uma malha de amostragem de menor tamanho.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).