CRESCIMENTO DE MELANCIA ‘MICKYLEE’ CULTIVADA SOB FERTIRRIGAÇÃO
Palavras-chave:
Citrullus lanatus Thunb. Partição de assimilados. Análise de crescimento.Resumo
Com o objetivo de avaliar o crescimento e o desenvolvimento da melancia ‘Mickylee’ cultivada sob fertirrigação conduziu-se um experimento na Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, RN, no período de setembro a novembro de 2006. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com cinco épocas de coleta de plantas, realizadas 15, 25, 35, 45 e 55 dias após transplantio (DAT), com três repetições. O transplantio foi realizado aos 14 dias após a semeadura no espaçamento 2,0 x 0,50 m. As adubações de cobertura foram realizadas diariamente em fertirrigação, a partir dos nove dias após o transplantio, seguindo as recomendações da análise de solo, e obedecendo aos estádios de desenvolvimento da cultura. Em cada amostragem, foram avaliadas as características relacionadas ao crescimento da planta. O maior acúmulo de massa seca da parte aérea ocorreu a partir dos 25 DAT com o início da frutificação, com os frutos participando com 63% da massa seca total acumulada; os valores máximos de massa seca total da parte aérea, de folhas e de frutos, área foliar, taxa de crescimento absoluto, taxa de crescimento relativo, taxa assimilatória líquida e razão de área foliar foram 183,15 g planta-1, 51,86 g planta-1, 117,03 g planta-1, 1,13m2 planta-1, 6,96 g planta-1dia-1, 0,16 g g-1dia-1, 13,23 g m-2 dia-1 e 0,080 m2 g-1, respectivamente.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).