CONTROLE QUÍMICO DE PLANTAS VOLUNTÁRIAS DE SOJA ROUNDUP READY® EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO
Palavras-chave:
Glycine Max. Soja transgênica. Glifosato. Vazio sanitário.Resumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia dos herbicidas [MSMA+diuron], [paraquat+diuron], metsulfuron-methyl e 2,4-D no controle de plantas voluntárias de soja Roundup Ready®, cultivar BRS Valiosa RR® quando aplicados em diferentes estádios de desenvolvimento. O experimento foi conduzido no município de Rio Verde, GO, na safra 2007/08, utilizando-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 3 (herbicidas x épocas de aplicação) com quatro repetições. Os tratamentos com herbicidas foram: metsulfuron-methyl (3,0 g ha-1), 2,4-D (1.340 g ha-1), [MSMA+diuron] (1.800+700 g ha-1, respectivamente), [paraquat+diuron] (600+300 g ha-1, respectivamente) e testemunha sem aplicação de herbicida; o segundo fator foi a aplicação dos herbicidas nos estádios fenológicos (V2, V6 e R2) das plantas de soja. Avaliou-se a porcentagem de controle da soja voluntária aos 7, 14, 28 e 42 dias após a aplicação (DAA) dos herbicidas, além da altura de plantas e o acúmulo de massa seca na parte aérea aos 42 DAA. Constatou-se que os tratamentos herbicidas [MSMA+diuron] e 2,4-D proporcionaram maior controle das plantas voluntárias de soja RR® no estádio V2 e o 2,4-D quando aplicado em V6. O tratamento [paraquat+diuron] apresentou maior eficácia no controle em todos estádios fenológicos. Para o metsufuron-methyl a maior eficácia de controle foi obtida com a aplicação no estádio R2.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).