A FAMÍLIA POACEAE NA SERRA DE ITABAIANA, PARQUE NACIONAL SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE-BRASIL
Palavras-chave:
Taxonomia. Gramíneas. Florística. Nordeste.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um levantamento florístico da família Poaceae realizado no Parque Nacional Serra de Itabaiana, com o objetivo de contribuir com o conhecimento da riqueza da flora do Parque. O PARNA Serra de Itabaiana (10º45’15’’S e 37º25’15’’O) está localizado no estado de Sergipe e abrange uma área de 7966 ha que compreende três unidades, as serras do Cajueiro, Comprida e de Itabaiana. As coletas foram realizadas entre abril de 2006 e abril de 2008. As informações sobre distribuição foram levantadas de herbários, na literatura e em bancos de dados disponíveis na internet. Foram identificadas 40 espécies classificadas em 19 gêneros, sendo Paspalum L. o mais bem representado no PARNA, com oito espécies. Cinco espécies tiveram o registro de distribuição ampliada neste trabalho. É apresentada uma chave de identificação das espécies e comentários sobre distribuição e aspectos ecológicos.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).