ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA QUALIDADE DA ÁGUA NA PARTE ALTA DA BACIA DO RIO SALGADO, CEARÁ
Palavras-chave:
Análise de agrupamento. Fontes de poluição. Sazonalidade climática.Resumo
Para investigar a similaridade em escala espacial e temporal da qualidade das águas de uma microbacia da parte alta da bacia do rio Salgado empregou-se a análise de agrupamento. As amostras simples de água foram coletadas em nove pontos (georreferenciados) nos meses de março, maio, julho, agosto e setembro de 2005, totalizando 45 amostras. Nesta pesquisa foram avaliados os seguintes atributos: condutividade elétrica (CE), cloretos (Cl-), sulfato (SO4-2), ortofosfato solúvel (OS), nitrato (NO3-), oxigênio dissolvido (OD), alcalinidade bicarbonatada (AB), coliformes totais (CT) e turbidez (T). O emprego da análise de agrupamento classificou as águas em quatro grupos homogêneos. O grupo 1, com predominância de amostras realizadas na estação chuvosa, é caracterizado pela diluição de sais e melhor qualidade das águas. O grupo 2 é formado por amostras representativas da estação de transição que apresentam valores intermediários dos atributos. O grupo 3 é constituído por amostras da estação seca localizadas a jusante dos principais despejos de efluentes da microbacia que possuem os maiores valores de CE e as maiores concentrações de Cl-, SO4-2 e CT. O grupo 4 é constituído por apenas uma amostra caracterizada por elevadas concentrações de NO3- e CT. Os atributos que mais diferiram entre os grupos foram CE e NO3-, no entanto, elementos como Cl-, SO4-2, OD e CT também corroboraram para a definição do agrupamento. Assim, conclui-se que a qualidade de água da microbacia é influenciada, principalmente, por dois fatores: fontes pontuais de poluentes e a sazonalidade climática.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).