INFLUÊNCIA DE DIFERENTES QUALIDADES DE ESGOTO DOMÉSTICO NA VAZÃO DE GOTEJADORES
Palavras-chave:
Obstrução. Emissores. Biofilme. Água residuária.Resumo
O presente trabalho objetivou analisar a vazão de gotejadores de três conjuntos de irrigação abastecidos com diferentes qualidades de esgoto doméstico do condomínio residencial Bosque Acamari, em Viçosa-MG. O experimento foi realizado em área de pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa-MG. Montaram-se três conjuntos de irrigação por gotejamento, abastecidos com esgoto doméstico preliminar (EDP), esgoto de tratamento secundário (EDS) e esgoto de tratamento terciário (EDT). Cada conjunto de irrigação foi composto por filtro de discos e gotejadores não autocompensantes com vazão nominal de 1,7 L h-1. A vazão dos gotejadores foi obtida a cada 100 horas, totalizando 500 horas de operação. Foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas nos esgotos domésticos. Conclui-se que a presença de coliformes totais e ferro nos esgotos, conferem risco severo de entupimento aos gotejadores. As características químicas manganês total, magnésio e cálcio representam baixo risco de entupimento dos gotejadores. Os esgotos EDP e EDT causaram maiores reduções na vazão dos gotejadores em relação à EDS, devido à maior concentração de sólidos suspensos que interagiu com as mucilagens bacterianas.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).