SIMILARIDADE DAS VARIÁVEIS HIDROQUÍMICAS COM O USO DA ANÁLISE MULTIVARIADA, NA BACIA DO SALGADO, CEARÁ
Palavras-chave:
Qualidade das águas. Análise de agrupamento. Formação geológica.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar a similaridade das variáveis hidroquímicas na qualidade das águas subterrâneas na bacia hidrográfica do Salgado – Ceará, com o uso da análise estatística multivariada, bem como, efetuar a classificação das mesmas pelo emprego do Diagrama de Piper. O estudo foi desenvolvido a partir de dados secundários, fornecidos pela CPRM (Centro de Estudo Geológico do Brasil). Esta bacia apresenta na sua formação geológica, dois sistemas de aqüíferos: o das rochas sedimentares (porosos, cársticos e aluviais) e o das rochas cristalinas (fissurais). A investigação foi realizada em 24 poços subterrâneos distribuídos por toda a área de drenagem da bacia hidrográfica, sendo estes dados investigados nos últimos 10 anos. Nas águas foram analisados os atributos hidroquímicos, sendo estes compostos pelos teores de: Na+, K+, Ca2+, Mg2+, Cl-, CO3, HCO3-, SO42- e CE. Dois grupos foram formados pelo emprego da análise de agrupamento, sendo estes independentes quanto às características hidrológicas, e semelhantes quanto à formação hidrogeológica. A qualidade das águas estudadas não apresentou interferência temporal. Duas componentes são responsáveis pela estrutura da qualidade das águas explicando 78,30% da variância total. Segundo o diagrama de Piper, as águas se classificaram em 55,6% como águas cloretadas mistas e 40% como águas bicarbonatadas mistas, nos grupos 1 e 2 respectivamente. A caracterização hidroquímica das águas em estudo não apresentou limitação ao consumo humano.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).