CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO DE MUDAS DE PINHÃO MANSO EM SUBSTRATO CONTENDO COMPOSTO DE LIXO ORGÂNICO
Palavras-chave:
Jatropha curcas. Formulação de substrato. Nutrição de plantas.Resumo
Substratos contendo 0, 10, 20 e 40% (v/v) de composto de lixo urbano foram avaliados na produção de mudas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) em tubetes. Aos 40 dias após a semeadura, foram tomadas medidas de crescimento e teores de macronutrientes na parte aérea da planta. O composto de lixo urbano adicionado ao substrato promoveu maior crescimento das plantas de pinhão manso. Estimou-se que o máximo crescimento das mudas obtem-se com a adição de 24% de composto de lixo ao material de subsolo. Incrementos na dose de composto causaram aumento no teor de K, Mg e S na parte aérea das plantas, mas os teores de N e Ca foram reduzidos por diluição, já que a massa seca das plantas aumentou mais que a quantidade absorvida destes nutrientes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).