EFFECT OF TANNERY SLUDGE ON THE CELLULOSE DECOMPOSITION IN THE SOIL
Palavras-chave:
Resíduos industriais, atividade microbiana do solo, dose-respostaResumo
O efeito do lodo de curtume sobre a decomposição da celulose foi avaliado em laboratório. A taxa de decomposição da celulose foi determinada através da perda de peso de discos de celulose incorporados em amostras de solo. As quantidades de lodo de curtume usadas foram 0, 11, 22, 44, 88 e 172 Mg ha-1, e corresponderam, respectivamente, a incorporação de 250, 500, 1.000, 2.000 e 4.000 mg Cr-3+ kg-1 de solo. Os discos de celulose apresentaram diferentes graus de decomposição com a aplicação de lodo de curtume. Após 30 dias de incubação, as taxas de decomposição da celulose, correspondentes a aplicação de 11, 22 e 44 Mg ha-1 foram maiores que o solo não tratado (controle), respectivamente, 5%, 20% e 10%, mas a diferença somente foi significante para a aplicação de 22 Mg ha-1. Houve um significativo decréscimo de 50% na decomposição da celulose, comparado ao solo controle, com a aplicação de 172 Mg ha-1. Este estudo demonstrou que a atividade celulolítica é susceptível a inibição por altas doses de lodo de curtume. Aplicado em baixa quantidade, o lodo de curtume não afeta a decomposição da celulose pela microbiota do solo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).