EFEITO DA LUZ, DE ÓLEOS VEGETAIS E DE CULTIVARES DE CAUPI NA INFESTAÇÃO DO CARUNCHO (CALLOSOBRUCHUS MACULATUS (FABR., 1775)) (COLEOPTERA: BRUCHIDAE)
Palavras-chave:
Vigna unguiculata, feijão macassar, oviposiçãoResumo
Com o objetivo de estudar o efeito da luz, de óleos vegetais e de cultivares de caupi na infestação do caruncho (Callosobruchus maculatus (Fabr., 1775) em caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.), conduziu-se dois experimentos no Laboratório de Entomologia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, no período de julho a dezembro de 1996. No primeiro experimento, avaliou-se o efeito dos regimes de iluminação: escuro total, claro total e escuro parcial (50% de luz). No segundo experimento, foi estudado o efeito de óleos vegetais, sendo empregados os seguintes tratamentos: óleo de milho refinado, óleo puro de girassol, óleo refinado de soja, azeite português genuíno e uma testemunha. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco repetições, no primeiro experimento, e quatro repetições no segundo. Para efeito comparativo, foi observado o número de ovos e orifícios em 50 sementes. Constatou-se que não há influência dos diferentes níveis de luz na oviposição e na emergência do caruncho em caupi, quanto às cultivares Emepa 1e Sempre Verde. Os óleos vegetais foram bastante eficientes no controle do inseto. O óleo de girassol foi limitante para a emergência do inseto na cultivar Emepa 1, enquanto o óleo de soja foi o mais eficiente em limitar a oviposição do caruncho em ambas as cultivares.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).