MÉTODOS DE CONGELAMENTO NA CONSERVAÇÃO DA ACEROLA (MALPIGHIA EMARGINATA DC.)
Palavras-chave:
vida pós-colheita, vitamina CResumo
Frutos de acerola colhidos no estádio maduro, de pomares da Mossoró Agro-Industial S.A. (MAISA), foram congelados em câmara fria a -17ºC por 48 horas e em túnel de refrigeração a -72ºC por 5 min, em seguida armazenados a -10ºC, durante 36 dias. A cada 9 dias, realizou-se análises determinando-se vitamina C, escorrimento de líquido, ATT, pH, SST e SST/ATT. Houve redução no teor de vitamina C de 21,44% e de 27,05%, respectivamente, quando o congelamento foi realizado no túnel e na câmara. A perda de líquido nos frutos congelados em câmara foi três vezes mais elevada do que nos congelados em túnel. Não houve variações nos valores de ATT, pH, SST e SST/ ATT, em função dos métodos de congelamento.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).