COMPOSIÇÃO QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE BIOFERTILIZANTES EM DIFERENTES TEMPOS DE DECOMPOSIÇÃO
Palavras-chave:
Tempo de decomposição. Fontes de biofertilizantes. Microrganismos.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição química e microbiológica dos biofertilizantes em diferentes tempos de decomposição. Para tanto, foram utilizados dois biofertilizantes. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizados em esquema fatorial 2 x 7, sendo duas fontes de esterco (bovino e galinha) e sete tempos de decomposição (0, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 dias), com três repetições. Avaliou-se os parâmetros químicos (pH, CE, massa seca, N, P, K, Ca e Mg) e microbiológicos (bactérias, fungos e actinomicetos totais). O esterco de galinha proporcionou aumento significativo de nitrogênio, fósforo e potássio, massa seca e condutividade elétrica. A maior concentração foi no período de 15 a 20 dias de decomposição, com exceção do nitrogênio, que apresentou maior concentração no dia do preparo do biofertilizante. Na análise microbiológica, o de esterco de galinha propiciou elevada população de microrganismos totais (bactérias, fungos e actinomicetos totais) em relação ao de bovino. Os períodos de decomposição dos biofertilizantes influenciam nos teores de nutrientes, na diversidade e populações de microrganismos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).