FATORES QUE INFLUENCIAL NA DECISÃO DE COMPRA DE LEITE DE CONSUMIDORES NA CIDADE DE NATAL

Autores

  • Mayara Leilane de Jesus Barreto UFRN
  • Adriano Henrique do Nascimento Rangel UFRN
  • Sérgio Marques Júnior UFRN
  • Juliana Paula de Oliveira UFRPE
  • Acácio Sânzio de Brito SEBRAE

Palavras-chave:

Consumidor. Marca. Preço. Qualidade

Resumo

Objetivou-se com este estudo investigar alguns fatores capazes de influenciar o consumidor de leite em sua decisão de compra, na cidade de Natal/RN. A metodologia foi exploratória e descritiva do tipo Survey, com aplicação de 385 questionários nas quatro (4) zonas da cidade de Natal/RN. O tamanho da amostra foi determinado considerando o número de habitantes do município e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário aplicado de forma aleatória, por meio de sorteio dos bairros, ruas e casas para as quatro Zonas da Cidade. As técnicas estatísticas utilizadas foram análise descritiva, teste de comparação de médias e análise de Cluster. Os resultados mostram que a variável importância da qualidade do produto obteve maiores médias, entretanto as variáveis preço e marca, as menores. A qualidade do produto e a imagem do estabelecimento foram os fatores mais estáveis no processo de decisão de compra de leite, enquanto que o status, seguido da marca, possui uma maior instabilidade. A maior parte das variáveis, quando comparadas entre si, apresentou índice significativo (p<0,05), com exceção das variáveis: importância do preço, da aparência, da falta do produto no mercado, da facilidade de compra e do status. Conclui-se que a qualidade de leite é o principal fator capaz de influenciar o consumidor em sua decisão de compra, contudo o preço e a marca são os itens de menor importância para estes.

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Publicado

30-09-2012

Edição

Seção

Nota Técnica