CARACTERIZAÇÃO DE UMA POPULAÇÃO DE PLANTAS DE FEIJÃO BRAVO (Capparis flexuosa L.) NO CARIRI PARAIBANO
Palavras-chave:
Caatinga, floração, folhas, matéria seca, produçãoResumo
Objetivando caracterizar uma população de feijão bravo (Capparis flefluosa) foram avaliadas 30 plantas de cada categoria (árvores, adultas podadas e regeneração), dispostas ao caso em uma área de palma. Foram avaliadas a altura da planta, diâmetro da altura do peito, diâmetro da altura da base, presença de botões florais, florescimento, frutificação em arvores. Para interpretação dos resultados foi utilizada uma analise de variância, com delineamento inteiramente casualizado. A altura média das plantas avaliadas foi de 5,1 m, diâmetro da altura do peito de 16,8 cm, diâmetro da altura da base 18,6 cm e diâmetro da copa 5,3 m. As árvores apresentaram botões florais entre janeiro e fevereiro, floresceram entre janeiro e março e frutificaram entre fevereiro e março. A composição química entre as categorias apresentou um teor médio para matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente acido (FDA), matéria mineral (MM), matéria orgânica (MO), hemicelulose (HEM), celulose (CEL) e lignina (LIG), de 49,5 %; 15,4 %; 54,1 %; 35,6 %; 8,9 %; 91,1 %; 18,4 %; 27,6 % e 7,2 %, respectivamente. Os resultados obtidos indicaram que o feijão bravo possui composição química semelhante a leguminosas forrageiras, sendo considerado uma alternativa para a exploração em sistemas de consórcio visando à alimentação animal em períodos de escassez de forragem da região.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).