BANCO DE SEMENTES DE Cordia oncocalyx ALLEMÃO EM UMA ÁREA DE CAATINGA SOBRE PLANOSSOLO
Palavras-chave:
Boraginaceae, frutos, densidade, predação, semi-áridoResumo
Banco de sementes de Cordia oncocalyx Allemão em uma área de caatinga sobre planossolo. Cordia oncocalyx, árvore dominante no componente lenhoso de áreas de caatinga do Ceará,, apresenta baixa densidade nos estudos de banco de sementes no solo. Hipotetiza-se que se deva ao padrão espacial agregado do banco, ao tamanho da amostra e à técnica utilizada para estimativa da densidade. Foram aleatorizadas 30 parcelas de 100 m2 dentro de 1ha e feita a contagem do numero de plantas adultas presentes em cada uma delas. No canto inferior esquerdo de cada parcela foi alocada uma subparcela de 1 m2 para análise do banco de sementes na serrapilheira através da contagem direta. A densidade do banco foi de 67,5 ± 90,17 frutos.m-2. A taxa de predação nos frutos recentes foi de 20%. A correlação foi positiva entre o número de árvores e: i) o número total de frutos (rs = 0,5836, p < 0,05) e ii) a proporção de frutos predados (rs = 0,3665 , p < 0,05). O padrão espacial do banco é agregado, resulta na grande variação do numero de frutos por parcela. Portanto, uma amostragem aleatória do banco de sementes desta população e a técnica de estimativa influenciam nos resultados da densidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).