ESTRESSE SALINO SOBRE A NODULAÇÃO EM FEIJÃO-CAUPI
Palavras-chave:
Salinidade, simbiose, Bradyrhizobium sp.Resumo
A salinidade do solo é um fator abiótico que pode prejudicar a simbiose Rhizobium - leguminosas, diminuindo a nodulação e o crescimento das plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do estresse salino sobre a nodulação do feijão-caupi inoculado com estirpe de Bradyrhizobium sp. O estudo foi realizado utilizando-se sacos plásticos contendo 5 kg de um Neossolo Quartzarênico órtico típico. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e os tratamentos consistiram de cinco níveis de salinidade da água de irrigação (0, 1, 2, 4 e 8 dS m-1). Para a inoculação das sementes foi utilizado inoculante contendo a estirpe de Bradyrhizobium sp (BR 2001). As avaliações foram realizadas aos 35 dias após emergência (DAE), determinando-se o número e a massa dos nódulos, além da massa seca da parte aérea. A análise de variância mostrou que houve significância para níveis de salinidade sobre todas as variáveis avaliadas. A análise de regressão mostrou respostas linear e quadrática negativas para o número e a massa dos nódulos, respectivamente. Em relação à massa da parte aérea seca observou-se resposta linear negativa. A nodulação do feijão-caupi foi reduzida pelos níveis de salinidade mostrando uma sensibilidade da simbiose ao estresse salino.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).