INFLUENCIA DE DIFERENTES SUBSTRATOS E FERTILIZANTES NA ACLIMATIZAÇÃO DE PLANTAS DE FIGUEIRA (FICUS CARICA L.)
Resumo
Em função da grande diferença ambiental entre o cultivo in vitro e ex vitro, a aclimatização de plantas é um dos pontos essenciais na obtenção de mudas micropropagadas. No presente estudo, foi avaliado o efeito de diferentes substratos e fertilizantes na aclimatização de plantas micropropagadas de figueira ‘Roxo de Valinhos’. Para isso, foram selecionadas brotações uniformes que foram transferidas para casa de vegetação com sistema de nebulização intermitente, com sombreamento de 50% (Sombrite®). Em bandeja de isopor foram submetidas aos seguintes tratamentos: Substrato a base de casca de pinus - Plantmax®, Casca de arroz carbonizada em combinações com adubo orgânico (esterco), fertilizante de liberação lenta - Osmocote®, N-P-K-Mg, e micronutrientes. O delineamento experimental usado foi blocos casualizados em esquema fatorial e a avaliação foi realizada 120 dias após a aclimatização pelas características: altura de plantas, número de folhas/planta, massa seca da parte aérea, raiz e total. Verificou-se que o substrato Terra + casca de arroz carbonizada + esterco favoreceu o desenvolvimento da parte aérea sendo uma alternativa viável na aclimatização de plântulas de figueira ‘Roxo de Valinhos’. Na ausência de adubação, o uso de Plantmax® promoveu melhor desenvolvimento de raiz.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).