CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DO MARACUJAZEIRO-AMARELO EM SOLO COM BIOFERTILIZANTES E ADUBAÇÃO MINERAL COM NPK
Palavras-chave:
Passiflora edulis f. flavicarpa Deg, agricultura orgânica, adubação mineralResumo
O cultivo do maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.) e a utilização de insumos naturais na agricultura encontram-se em expansão no Estado da Paraíba. Neste sentido, um experimento foi desenvolvido no município de Remígio - PB, no período de julho de 2005 a dezembro de 2006, em blocos casualizados para avaliar os efeitos da ausência e presença dos biofertilizantes comum e enriquecido com macro e micronutrientes (supermagro), aplicados ao solo na forma líquida, na dose de 2,4 L planta-1, 30 dias antes e a cada dois meses após o transplantio, na ausência e presença de adubação mineral com NPK em cobertura, com três repetições e seis plantas por parcela, adotando-se o esquema fatorial 3x2. Os biofertilizantes revelaram-se mais promissores ao crescimento do maracujazeiro-amarelo que à produção de frutos. As maiores produções, correspondentes aos tratamentos com utilização da adubação mineral, sendo mais significativamente expressa na primeira safra. Os biofertilizantes comum e supermagro influenciaram no crescimento vegetativo das plantas de maracujazeiro-amarelo, mas não influenciaram na produção de frutos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).